Locais de interesse
A Igreja Matriz de São Jorge, edificada em 1761, é considerada o ex-libris do património edificado do Concelho, por ser a maior igreja da Região de estilo barroco. Para além do seu porte grandioso, o seu interior possui um altar-mor em talha dourada e um belo conjunto de pinturas. Esta Igreja é, desde 1995, considerada Monumento de Valor Local, pela Direção Regional dos Assuntos Culturais (DRAC).
Igreja Matriz de São Jorge
No Calhau de São Jorge poderá encontrar o Núcleo Primitivo da freguesia de São Jorge. Estas ruínas pertencem aos antigos engenhos de cana-de-açúcar que lá foram construídos, no início do povoamento. Das antigas construções, o arco de entrada do calhau é das mais significativas. Todo este núcleo é classificado como Monumento de Interesse Municipal, desde 2003.
Pórtico de entrada, no sítio do Calhau
No sítio da Achadinha funcionam um Moinho de Água e uma Serra de Água, que ilustram como a população utilizava a força motriz da água para a sua subsistência. Desde 1998, a Serragem da Achadinha é considerada Monumento de Valor Local pela Direção Regional dos Assuntos Culturais (DRAC).
Moinho de Água
O Farol de São Jorge, no sítio da Vigia, para além de servir de guia à navegação marítima, é também um local atrativo para quem passa pela freguesia.
Vista do Miradouro da Vigia para o farol
O Miradouro do Pico oferece uma vista panorâmica sobre as freguesias de São Jorge e de Santana. Outros miradouros nesta freguesia que permitem apreciar belas paisagens são o da Vigia, da Boca das Voltas, do Cabo Aéreo, entre outros.
Vista do Miradouro do Pico sobre centro de São Jorge