No que retrata ao património edificado há que referir os bens classificados como “Valor Municipal”, como:
- A Capela da Penha (Freguesia do Faial);
- O Fortim do Faial (Freguesia do Faial);
- A Ponte do Faial(Freguesia do Faial);
- O Fontenário de Santa Ana, (Freguesia de Santana);
- Igreja Matriz de S. Jorge (Freguesia de S. Jorge);
Outros edifícios de interesse cultural marcam e contribuem para a harmonia da paisagem do concelho de Santana, tais como as habitações tradicionais, nas suas diversas tipologias, das quais se destacam as que possuem cobertura de colmo e os edifícios de pedra aparelhada, de dois pisos, com cobertura de telha marselha ou de cimento, e, ainda, os moinhos de água, que desempenhavam um papel primordial na economia doméstica do concelho.
Destacamos, por exemplo, o moinho da Achadinha, recuperado sob orientação da Direção Regional dos Assuntos Culturais (DRAC), que se mantém em funcionamento, servindo a população na moagem dos seus cereais para uso doméstico, nomeadamente, o trigo e o milho.
A Capela da Penha
Situada na freguesia do Faial, a capela da Penha, é uma pequena ermida de nave única escavada num bloco tufo vulcânico vermelho, construída no século XVII, no ano de 1685.
Teve no início utilização cultual na sede do morgadio.
Atualmente, a capela da Penha é sede de uma romaria anual, que ocorre no terceiro domingo de outubro.
Capela da Penha de França
Fortim do Faial
Não constituindo um verdadeiro forte, o Fortim do Faial foi construído no séc. XVIII como local de vigia contra potenciais invasores.
Localizado num local estratégico com uma vista abrangente da costa do Faial, o fortim estava armado com pequenos canhões de origem inglesa, e, até há poucos anos, eram usados nas festividades de Nossa Senhora da Natividade.
Fortim do Faial
Ponte do Faial
Construída no início do século XX para unir as duas margens da freguesia separadas pela Ribeira do Faial, foi inaugurada em 1904.
Popularmente conhecida como a “Ponte das sete bocas”, pelos seus 7 arcos, a ponte do Faial era a maior ponte da Madeira com um comprimento total de 130 metros.
A 1 de maio de 1984, o mau tempo destruiu 4 dos 7 arcos que compunham esta ponte, permanecendo o resto da estrutura como um marco histórico da freguesia e do concelho.
Ponte do Faial
Fontanário Santa Ana
Erigido no século XX, no ano de 1955, o fontanário localiza-se na freguesia de Santana, junto à casa paroquial.
É uma estrutura representativa dos tempos em que não existia redes públicas de abastecimento de água potável, que era obtida pela população nos fontanários existentes no concelho.
Fontanário de Santa Ana
Igreja Matriz de São Jorge
Sem dúvida o ex-libris do património edificado do concelho, a igreja matriz de São Jorge, de estilo arquitetónico religioso barroco, alberga no seu interior, particularmente no seu altar-mor, uma belíssima talha barroca, que enquadra nas suas paredes um belo conjunto de pinturas.
Igreja Matriz de São Jorge