A ilha da Madeira tem sido desde à alguns anos um local alvo de diversos estudos com objetivo de aferir a sua potencialidade relativamente à observação de estrelas.
A Encumeada Alta (1.770m), situada no concelho de Santana, apresenta condições meteorológicas favoráveis à observação astronómica como boa transparência atmosférica (McInnes, B. (1981), QJRAS, 22, 266 e Smith, F. G. (1981), QJRAS, 22,254) o que faz com que seja, a nível mundial, considerado um dos melhores locais para este tipo de práticas.
Mais recentemente, o Grupo de Astronomia da UMa (GAUMa) tem realizado alguns estudos sobre este local em particular, tendo concluído que apesar dos trinta anos de desenvolvimento deste concelho, a qualidade do céu de Santana mantém-se notória.
Neste sentido, o Município de Santana estabeleceu uma parceria com a Universidade da Madeira (UMa), de onde se prevê elevar as qualidades naturais da Astronomia no Ótico, tal como o desenvolvimento sustentável de uma plataforma de observação, potenciando o turismo científico assim como tornar acessível ao público local e visitante uma verdadeira viagem astronómica.